Responsabilidade Social   Proteção Continuada

Notícias > Junho 2007

Florida: mercado está atento à safra 2007/2007

A safra 2006/2007 da Flórida deve finalizar em maio, com uma produção de cerca de 130 milhões de caixas, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Essa é a menor safra da Flórida em 17 anos – só não é menor que a de 1989/1990, atingida por forte geada.

O preço do suco no mercado internacional, no entanto, está em queda. O mercado já teria assimilado os número desta safra e estaria de olho na próxima.

A expectativa é que a produtividade da temporada 2007/2007 da Flórida seja elevada por conta da boa florada nos pomares, podendo alcançar até 180 milhões de caixas.

Para isso, é necessário que sejam colhidas em torno de 3 caixas por árvore e que o número de plantas em produção não tenha se alterado em relação ao inventário feito em 2006.

No entanto, é difícil afirmar que a Flórida tenha capacidade de produzir esse volume. Além disso, ainda não é possível afirmar se esse aumento será suficiente para recuperar o déficit de suco dos últimos anos.

Essa mudança de percepção dos agentes aliada à perspectiva de uma boa safra no Brasil, estimada em 360 milhões de caixas divulgada em abril pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), fizeram com que as cotações da Bolsa de Nova York (Nybot) começassem um novo ciclo de volatilidade que deve seguir até encontrar um novo piso no cenário internacional.

Esse piso só deverá ser alcançado em setembro, período estimado para um novo inventário de plantas na Flórida.


Fonte: Cepea. 


    Facebook

Copyright ® 1968 - Citrograf Mudas - Desenvolvimento: Fóton