Responsabilidade Social   Proteção Continuada

Notícias > Junho 2007

Tolerância de limões cravos à morte súbita dos citros

Constatada em 1999, no sudoeste de Minas Gerais e posteriormente no norte do estado de São Paulo, essa anomalia vem afetando laranjeiras e tangerineiras enxertadas em limão Cravo e em limão Volkameriano. Inicialmente as plantas apresentam, folhas verde-pálido, seguida da queda das folhas e morte dos ramos apicais e culminando com o perecimento das plantas, cerca de seis meses após o aparecimento dos sintomas. A retirada da casca dos porta-enxertos suscetíveis revela um amarelecimento na região cambial, sendo esse o sintoma-diagnóstico da doença e que precede os sintomas da copa.

A MSC já foi observada em plantas com dois anos de idade, sendo mais freqüente nas com mais de seis anos. Plantas enxertadas sobre tangerinas Cleópatra e Sunki, citrumelo Swingle e trifoliata são assintomáticas. Suas causas permanecem desconhecidas, supondo-se que seja provocada por vírus, transmitido por borbulha e por vetor alado. A convivência com a MSC vem sendo feita pela subenxertia com porta-enxertos tolerantes e pelo plantio de mudas formadas sobre esses porta-enxertos.

Para avaliar a suscetibilidade dos porta-enxertos a doença, mudas de laranjeira Valência enxertadas em 254 porta-enxertos foram plantadas em maio de 2003 e 2004 em áreas que tiveram pomares erradicados pela presença da doença sendo uma em São Paulo e outra em Minas Gerais. A escolha da Valência deveu-se a sua suscetibilidade a msc quando enxertada nos limões Cravo e Volkameriano e ser a segunda copa mais importante da citricultura paulista. A utilização da laranja Pêra possibilitaria a ocorrência de incompatibilidade entre essa cultivar e diversos porta-enxertos o que dissimularia os resultados pretendidos.

Foram plantadas parcelas de cinco mudas de cada combinação, sem repetição, e seis conjuntos de laranjeiras Valência enxertadas em limão Cravo, distribuídos ao acaso pelo pomar experimental e destinadas a servirem de indicadoras da presença da doença no experimento. Em novembro de 2005, o sintoma-diagnóstico da MSC estava presente somente em dez seleções de limão Cravo: Santa Barbara red lime, Borneo red lime, Limão Cravo Taquaritinga, Rangpur India C-26-1, Rangpur rose lemon, Rangpur Kusaie lime, Rangpur red lime D-33-40, Rangpur Egyptian lime, Rangpur lemon India e Japanshe citroen..
Autores: Pompeu Junior, J. e Blumer, S. - Centro APTA Citros Sylvio Moreira, Cordeirópolis, SP.

Fonte: Agrolink/notícias.


    Facebook

Copyright ® 1968 - Citrograf Mudas - Desenvolvimento: Fóton