Responsabilidade Social   Proteção Continuada

Notícias > Março 2007

Contagem de citros via satélite

Até julho, a primeira versão de um programa que vai contar pés de laranja no Brasil estará disponível para a Conab

Em breve será possível dimensionar, com mais precisão, o tamanho da produção brasileira de citros. A Embrapa Informática Agropecuária, em parceria com a Universidade da Flórida e com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp, está testando um programa que, com base em imagens de satélite de alta resolução, faz a contagem automática de pés de laranja. A primeira versão do programa deve ficar pronta em julho.

Segundo o pesquisador da Embrapa, João Camargo Neto, a princípio, o objetivo do programa é atender a uma demanda da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), responsável pelo levantamento da safra brasileira. Hoje, a produção é estimada em campo, com base em informações de produtores e da indústria. 'Com o sistema funcionando vamos conseguir fazer este levantamento mais rápido e com maior precisão.'

O sistema utiliza imagens do satélite Quick Bird, que dá uma resolução de 60 centímetros quadrados por ponto. 'Qualquer objeto maior que 60 centímetros é visto como um ponto na tela. Um pé de laranja tem em torno de 4 metros de diâmetro', compara o pesquisador. Desta forma, diz, é possível identificar visualmente cada pé de laranja e fazer a estimativa.

Segundo Camargo Neto, a parceria com a Universidade da Flórida e com o Cepagri está ajudando a acelerar o desenvolvimento do programa. 'Trocamos informações e imagens de satélite.' A idéia é criar um modelo único que possa ser usado pelas instituições brasileiras e a norte-americana.

Fonte: O Estado de São Paulo.



    Facebook

Copyright ® 1968 - Citrograf Mudas - Desenvolvimento: Fóton