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Notícias > Julho 2009


Mantenha-se saudável bebendo suco

Sucos de frutas é saúde

Incluir um copo de um refrescante suco de frutas todos os dias como parte de uma alimentação saudável e variada‚ é uma excelente maneira de aumentar a ingestão de importantes nutrientes vitais para a boa saúde e o bem-estar.

Cada copo de suco 100% natural de frutas‚ é repleto de antioxidantes, minerais essenciais, vitaminas e fitonutrientes que proporcionam benef¡cios à saúde, tanto a curto quanto a longo prazo.

Qualquer que seja sua idade, suco de frutas natural reforça sua alimentação para garantir que você esteja bem disposto todos os dias. Por esse motivo, o Governo australiano incluiu a ingestão de suco de frutas entre suas recomendações para uma alimentação saudável.

Suco de frutas 100% natural é rico em nutrientes

Cada gole de suco de frutas natural ‚ uma fonte importante de fluidos, contém vitamina C, folato, potássio, antioxidantes que combatem doenças, além de energia natural proveniente do carboidrato. Os sucos mais consumidos também possuem um baixo índice glicêmico, o que significa que eles liberam sua energia devagar.

Uma grande fonte de vitamina C

Suco de frutas é rico em vitamina C, um dos mais poderosos antioxidantes naturais e do qual precisamos em nossa alimentação, diariamente. Todos os antioxidantes, como a vitamina C, aumentam a defesa natural de nossos corpos, combatendo os radicais livres.Estudos dos hábitos alimentares do povo australiano demonstram que sucos de frutas fornecem 33% da vitamina C presente na alimentação das crianças, percentual maior do que aquele ocupado pelas frutas in natura. Juntos, frutas e sucos fornecem metade da vitamina C consumida pelas crianças.

Adultos também utilizam sucos de frutas como fonte de vitamina C. O consumo de sucos representa 25% do total de vitamina C ingerida diariamente por adultos.

Um sistema imunológico resistente, dentes, ossos e pele saudáveis dependem da ingestão de vitamina C e cada copo de suco fornece 200% da quantidade diária recomendada dessa vitamina.

Rico em Folato

Todos nós precisamos de folato diariamente e sucos de frutas são uma excelente fonte natural desse nutriente. Na verdade, pelo fato de que o folato pode melhorar nossa saúde de diversas maneiras, o governo australiano aumentou recentemente a quantidade diária recomendada de folato.

Vital para o crescimento e desenvolvimento, o folato ajuda a manter nosso DNA, o material genético presente no núcleo de cada célula, em forma e reduz o risco de defeitos do tubo neural durante a gravidez. O folato também ajuda a manter o coração saudável
e um copo de suco de laranja pode fornecer até 40% da quantidade recomendada diariamente.


 

Beba o suco junto com as refeições...

...para aumentar a absorção de minerais importantes, como o ferro. Ao beber um copo de suco de laranja com cereal matinal aumenta a quantidade de ferro que o seu corpo absorverá do cereal.

 

Alto teor de potássio

Suco de laranja é uma boa fonte natural de potássio, essencial para o funcionamento dos nervos e para ajudar a reduzir o risco de pressão alta um problema muito comum e grave. Também há evidências de que o potássio combate outras doenças.

Poder fito-nutriente

A cada dia, cientistas revelam mais sobre os poderes das frutas e sucos em aprimorar nossa saúde. A mais recente descoberta é uma gama de elementos chamados fito-nutrientes que podem explicar o poder protetor dos vegetais. Esses elementos causam empolgaçãoo pelo mundo pela possibilidade de combaterem o envelhecimento, câncer e doenças card¡acas.

 

Liberação gradual de energia

Os sucos de laranja, abacaxi, maçã e grapefruit, entre outros, possuem um baixo índice glicêmico, o que significa que eles liberam a glicose gradualmente corrente sanguínea, fazendo com que a energia proveniente desses sucos dure mais.

Especialistas recomendam que alimentos com baixo índice glicêmico sejam consumidos em todas as refeições. Dessa forma, um copo de suco de laranja refrescante não fornece apenas vitamina C - essencial para a saúde e um dos mais poderosos antioxidantes naturais , como também uma fonte de energia que perdura por várias horas.

Sucos de fruta 100% naturais

Índice glicêmico
(baixo i.g. = menos de 55)

Laranja
52
Maça
40
Abacaxi
46
Grapefruit
48

E a fruta inteira?

Apesar de o governo australiano reconhecer a importância dos sucos para o total de frutas a serem consumidas diariamente, é importante ter consciência da recomendação diária de porções de frutas:

 

Faixas Etárias

Porções recomendadas de frutas/dia

4-7
1
8-11
2-3
12-18
2-3
Adultos
2

 

Equlíbrio para uma boa saúde

Ao mesmo tempo em que é bom saber que sucos de frutas devem ser incluídos em uma alimentação saudável, é vital ter uma alimentação variada e exercitar o corpo diariamente.

Estudos dos hábitos alimentares dos australianos revelam que, na média, o consumo de frutas é moderado, fornecendo apenas 2% da energia das crianças e jovens de 2 a 18 anos e 1% da energia dos adultos acima de 19 anos.

Pesquisas sobre alimentação infantil pelo mundo todo não encontraram nenhum ligação entre o consumo de sucos de frutas e o ganho de peso. Na verdade, um estudo americano apontou que crianças que consomem sucos de frutas têm uma alimentação mais saudável do que aquelas que não consomem sucos consumindo menos gordura, gordura saturada, sódio e açúcar.

Dicas para crianças pequenas

Ao servir suco para crianças pequenas, é importante dilui-lo. Utilize o guia a seguir:

- Para crianças de 1 a 2 anos, dilua 1 porção de suco para 3 porções de água;

- Para crianças de 2 a 5 anos, dilua 1 porção de suco para 1 porção de água;

Para uma boa saúde dental, recomendamos:

- Não segurar na boca ou bochechar o suco;

- Usar um canudo;

- Consumir frio;

- Quando possível, consumir durante as refeições;

- Escovar os dentes regularmente.


 

Suco de laranja contém...

...mais de 60 fito-nutrientes, muitos deles conhecidos como flavonóides, uma classe de antioxidantes naturais que muitos cientistas acreditam poder auxiliar na defesa do corpo contra algumas das doenças mais comuns.

 

 

Texto traduzido de um folheto produzido pela Australian Fruit Juice Association (AFJA). Para mais informações (em inglês), acesse: www.afja.com.au.


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